Adesão de jovens à vacina contra a covid-19 em Piraí do Sul é alta.


Dos poucos mais de 700 jovens de 18 e 19 anos do município, 594 compareceram no Pavilhão Municipal na tarde desta quinta-feira (2), o que representa 78% do público esperado.

 

A vacinação do público de 18 e 19 anos de idade, iniciada nesta quinta-feira (2) no município de Piraí do Sul, teve uma alta presença de jovens, onde se registrou 594 primeiras doses aplicadas.

Por causa da alta adesão, a Secretaria Municipal de Saúde anunciou que todas as vacinas D1 (primeira dose) disponíveis no município foram utilizadas na ação desta quinta-feira (2), ficando com o estoque zerado.

Para o secretário Julio Sandrini, “esta notícia é fantástica, pois desde o início da campanha de vacinação temos anunciado que lugar de vacina é no braço das pessoas e não estocada na geladeira.”

Num clima descontraído e de muita alegria, os primeiros jovens que receberam a dose de vacina contra o coronavírus comemoraram bastante.

O jovem F.B.O., asmático, foi acompanhado pela mãe até o Pavilhão Central, por volta das 13h30 já estava na fila. “É um alívio enorme ver meu filho sendo imunizado. Me deixa um pouco mais segura”, afirmou a mãe V. N., de 36 anos.

A movimentação de pessoas foi muito grande na tarde de hoje no Pavilhão, destoando um pouco do movimento que era esperado, uma vez que em praticamente todas as cidades a adesão dos jovens dessa faixa etária vem se apresentando muito baixa.

“A juventude de Piraí do Sul está de parabéns pelo comprometimento e responsabilidade pela sua saúde e também da sua família e amigos, ao comparecer em massa no Pavilhão para receber a vacina”, declarou o Prefeito Henrique Carneiro que sempre acompanha de perto as ações desenvolvidas no município.

A estudante universitária G.B.S., 19 anos, declarou: “eu me sinto muito aliviada. Agora vou poder me encontrar com alguns amigos, pois todos já vão ter tomado ao menos uma dose de vacina, o que nos dá mais segurança. Mas mesmo assim vamos continuar mantendo medidas de prevenção, e, ainda, fora de ambientes públicos”.

“Fico muito feliz com o avanço da vacinação, a nossa vontade é vacinar toda a população. No início da campanha o movimento estava baixo, mas agora a demanda está bem alta. É muito emocionante ver tantos jovens virem receber a vacina, antes parecia algo tão distante”, relatou a enfermeira Francine Sandrini Silva, responsável pela Central de Vacinação.

Ao todo, 16.856 piraienses foram vacinados desde o início da campanha de imunização com a primeira dose da vacina e 7.716 já estão imunizados, sendo pessoas que tomaram as duas doses ou dose única.

Com isso, Piraí do Sul já aplicou 23.562 doses desde o início da campanha de vacinação.

Os números indicam que 90,97% dos piraienses acima de 18 anos estão vacinados com a primeira dose e 41,64% imunizados, de acordo com dados do vacinômetro disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde.

O objetivo é vacinar pessoas para conter o número de casos, internações e óbitos, além de frear a pandemia.

 

  


Categorias: Saúde,