Aconteceu em Piraí do Sul o Campeonato Paranaense de Xadrez Clássico e Blitz


A promoção do evento foi da Federação de Xadrez do Paraná – FEXPAR e contou com a parceria da União Esportiva Xadrez Piraí e Prefeitura Municipal de Piraí do Sul.

Aconteceu em Piraí do Sul o Campeonato Paranaense de Xadrez Clássico e Blitz durante os dias 12 a 14 de julho. O evento foi aberto a todos os enxadristas que estivessem cadastrados na Confederação Brasileira de Xadrez pelo estado do Paraná e que se enquadrasse na categoria e demais exigências.

O evento realizado no CRAS Maria Cândida Fanchin Abraão tinha por objetivo apontar os campeões paranaenses nas categorias, contribuir com nível técnico do Xadrez paranaense e promover o intercâmbio social e cultural e incentivar o turismo na cidade.

Algumas cidades foram representadas por enxadristas, como Curitiba, São José dos Pinhas e Piraí do Sul, ao todo, foram 26 participantes.

Resultados – O sistema de disputa foi o suíço em seis e cinco rodadas, com tempo de reflexão de 60’+30″. Nas categorias absoluto, dois piraienses, Douglas Rentz Staron e Christian Júnior Mainardes, brigaram até o último instante pelo importante título. No final, ambos obtiveram 4.5/6.0, porém, Douglas levou a melhor no primeiro critério de desempate. No feminino destaque para Ellen Larissa Bail, atleta federada pela União Esportiva Xadrez Piraí do Sul, que obteve 5.0/5.0 e conquistou o título de maneira invicta. O segundo lugar ficou com São José dos Pinhais. Terceiro lugar também para Piraí do Sul com a atleta Beatriz Bartmeyer.

O sistema de disputa foi o suíço em nove rodadas para o absoluto e o round robin em turno único para o feminino com tempo de reflexão de 3’+2″.

Os destaques do Blitz foram o atleta de Curitiba, Willian Wagner Soares Colaço, e a atleta de Piraí do Sul, Ellen Larissa Bail, ambos conquistaram 100% dos pontos tornando-se campeões paranaenses da categoria na modalidade de Xadrez Blitz. A arbitragem ficou por conta do AN Alexandre Zampier (Curitiba) e AA Weslley da Silva Barreto (Piraí do Sul).

Para o diretor da competição, o AF Maurides Júnior, “o número de participantes era mais ou menos o esperado, 16 participantes no absoluto e 10 no feminino. É importante ressaltar que neste ano a competição valeu para apuração de rating FIDE nas duas competições. Gostaria de destacar também a presença de crianças das categorias sub 10 e 12 que realizaram boas performances mesmo contra adversários mais experientes, mostrando que nas próximas gerações o Paraná estará bem servido de talentos.”

Maurides também agradece a Prefeitura Municipal de Piraí do Sul pelo apoio à modalidade, à Secretaria de Educação, ao Secretário de Esportes e Lazer, à Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social, à Secretaria de Infraestrutura, à Secretaria de Negócios Jurídicos, à Secretaria de Comunicação, ao Programa Nota Paraná e à Direção do Colégio Municipal Jorge Vargas. Sem dúvida, sem esta equipe não seria possível a realização deste evento importante em nosso município.


Categorias: Esporte,