Força Tarefa reforça luta contra Dengue em Piraí do Sul – A LUTA CONTRA A DENGUE NÃO PARA!

Recolha ocorreu em 3 bairros da cidade

Uma grande ação de recolha aconteceu no sábado dia 28/05/2022 na Vila Dalcol, Cristo Redentor e Vila Nossa Senhora Aparecida.

Técnicos do Serviço de Vigilância Sanitária organizaram essa operação e contaram com a participação dos Agentes de Combate as Endemias, Agentes Comunitários de Saúde, servidores das Secretarias Municipais de Infraestrutura e Meio Ambiente, além de um grupo de militares do 5.º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada do município de Castro.

Com o aumento da média semanal de notificações de novos casos de dengue no município e o volume de chuva elevado no período, a equipe de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, tendo em vista o número de residências fechadas durante a semana, programou a ação de bloqueio mecânico com recolha de lixo nos imóveis os quais não foi possível a ação durante a semana.

Para tanto, contou com o apoio do exército na execução da atividade programada para o final de semana, justamente para encontrar os moradores em casa e ter uma maior abrangência das casas vistoriadas pelas equipes.

A ação teve como alvo três áreas específicas da cidade, onde ocorreu um número mais significativo de notificações. Foram formadas dez equipes para as vistorias nos quintais com o apoio de uma equipe de técnicos do Serviço Municipal de Vigilância em Saúde.

Durante a ação que aconteceu das 8h30 às 16h30, foi disponibilizado um caminhão caçamba que ficou estacionado em um ponto pré-determinado em cada área para que os moradores descartassem o lixo.

Além da recolha do lixo, o trabalho realizado pelas equipes foi de orientação quanto a epidemia de dengue no município, atenção aos sinais e sintomas da doença, indicação do uso de repelente e cuidados com recipientes que possam vir a acumular água. Com o apoio do efetivo do Exército foi possível realizar uma ação mais ostensiva, enquanto o Agente de Combate às Endemias fazia as orientações aos moradores, os soldados realizavam a vistoria do imóvel e a eliminação dos possíveis focos de dengue.

A equipe de Vigilância em Saúde do município avaliou como muito efetiva a ação realizada, devido a importância das informações repassadas à população, soa focos de proliferação do mosquito que foram eliminados e à quantidade de lixo recolhida durante a atividade.

Ao final da ação, foram coletados mais de 13m3 de lixo, num total de 2,6 toneladas.

Categorias: Saúde,