12ª Conferência Municipal de Assistência Social, reforça a importância das Políticas Públicas Sociais.


Ocorreu nesta quarta-feira (25), no modelo híbrido, com a participação dos delegados presencialmente e transmitida on line pelo facebook da prefeitura municipal a 12ª Conferência Municipal de Assistência Social, que teve como tema: “Assistência Social: Direito do povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”.

A Conferência contou com a participação do prefeito Henrique Carneiro, a secretária da pasta Maria Lucia da Silva Godoi, a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Rosangela Amaro Moreira, conselheiros DO CMAS, trabalhadores do (SUAS), e a Doutora em Serviço Social e Política Social pela Universidade Estadual de Londrina, Dra. Silmara Carneiro e Silva, que proferiu a palestra magna com o tema central do evento.

A Sra. Rosangela, presidente do CMAS abriu a Conferência que aconteceu no auditório do CRAS Maria Cândida Fanchin Abraão, que foi realizada pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Promoção Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS). A programação contou ainda com uma apresentação musical cultural com artistas da cidade.

Após a apresentação das deliberações dos eixos temáticos, os participantes definiram indicativos para ações direcionadas à implementação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Piraí do Sul, compondo também, o Plano Municipal de Assistência Social (PMAS) e o Plano Plurianual (PPA) do município.

Segundo a secretária Maria Lucia Godoi, “O município precisa trabalhar muito para viabilizar recursos financeiros e recursos humanos para a assistência social na cidade, principalmente após a vivência da pandemia do covid-19, onde pudemos constatar o aumento significativo dos atendimentos realizados pelas equipes do cras e creas as famílias em vulnerabilidade social.

Já o prefeito Henrique Carneiro ressaltou: “É de extrema importância a participação da população nesse espaço de controle social, principalmente no atual momento que vivenciamos de pandemia, o aumento das vulnerabilidades sociais nos mostrou o importantíssimo papel da Assistência Social, estando na linha de frente do enfrentamento, mesmo com tantas dificuldades enfrentadas dia a dia pelas equipes do CRAS e CREAS. Estamos trabalhando para buscar o aprimoramento da política de assistência social do município”, frisou.

 

  

 


Categorias: Assistência Social,