Educação

Administração municipal reabre antigo ginásio PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Seg, 01 de Fevereiro de 2016 08:52

abertura_dsc0183Na tarde de sexta-feira (29), a administração municipal de Piraí do Sul reabriu o prédio conhecido como antigo supletivo ou antigo ginásio, um local de muita importância para os piraienses, que reúne recordações e histórias de diferentes épocas. Inaugurado como “Edifício Francisco Miró”, depois de anos de inutilização, o prédio receberá novas instalações da secretaria municipal de Educação, o Centro de Apoio Educacional e a “Sala Rubem Duarte”, uma homenagem ao professor que tanto contribuiu para o ensino e formação de muitos cidadãos piraienses.

 

Com a instalação do Centro de Apoio Educacional será desenvolvido o Programa de Apoio à Educação, ação que oportuniza melhorias na aprendizagem e integração social, com a promoção do contraturno escolar/social que receberá de início entre 80 a 100 crianças que estejam em situação de vulnerabilidade social. Também serão realizadas aulas de reforço escolar, recreação, atividades culturais e esportivas. Além disso, a Educação já estuda um projeto de ampliação do número de alunos do contraturno, pois o local onde se encontrava a secretaria de Educação passará por reformas.

 

Sala Rubem Duarte

O querido professor de educação física Rubem Duarte, aos 99 anos, participou da cerimônia de reabertura do prédio. Muito emocionado, relembrou de momentos e detalhes que fizeram parte da sua história, do mesmo modo, foi recebido por pessoas que também têm sua história marcada por ele. “Eu posso dizer que não esperava uma recepção como essa. Revendo as pessoas que foram meus alunos e que hoje são professores. É uma grande satisfação estar no meio desse pessoal que durante muito tempo estive à frente da sua formação. Para mim é indescritível a emoção que eu sinto”, revelou.

 

A sala da homenagem, inaugurada como “Sala Rubem Duarte”, é a mesma que ele utilizava na época de professor. Ao abri-la, Rubem se deparou com fotos, documentos e outros materiais que o emocionaram muito. “Muito obrigado por essa manifestação de apoio e apreço à minha pessoa. Francamente eu não merecia uma manifestação como essa, porque aquilo que eu fiz foi justamente o cumprimento do meu dever como professor, e além disso, fazer jus àquilo que eu me comprometi quando cheguei a Piraí, ser útil na coletividade”, disse.

 

Ao comentar seu retorno ao prédio depois de muitos anos, ele destacou mais uma vez a emoção e agradeceu a todos. “É indescritível. Não posso dizer aquilo que realmente sinto, porque ultrapassa a minha expectativa. Isso para mim é uma coisa inédita, eu não sei como as pessoas se recordam e manifestam a sua satisfação em me ver. Eu fico muito orgulhoso por isso, é uma recompensa que a gente tem do que fez durante tempos atrás, muito obrigado”.

 

Clique aqui e veja mais fotos do evento


Histórico do “Edifício Francisco Miró”

Com a ajuda de alguns cidadãos piraienses e outras fontes de pesquisa, a prefeitura de Piraí do Sul realizou um levantamento sobre o prédio, elencando sua utilização ao longo dos anos, desde sua construção. Primeiramente, de 18 de fevereiro de 1928 a 22 de abril de 1946 abrigou o Grupo Escolar de Villa Pirahy. De 23 de abril de 1946 a 30 de dezembro de 1952 funcionou o Grupo Escolar Leandro Manoel da Costa. De 31 de dezembro de 1952 a 24 de setembro de 1959 o Ginásio Estadual de Piraí do Sul. De 25 de setembro de 1959 a 21 de dezembro de 1965 passou a ser Ginásio Estadual Jorge Queiroz Netto. A partir de 22 de dezembro de 1965 até 12 de dezembro de 1976, Colégio Estadual Jorge Queiroz Netto. De 01 de março de 1978 a 24 de janeiro de 1995, sediou o Colégio Francisco Miró – Supletivo. Por fim, de 10 de agosto de 1988 a 23 de abril de 1995 abrigou a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), permanecendo inutilizado desde então.

 

Francisco Joppert Miró

Engenheiro agrônomo, servidor público federal, nascido em 01 de abril de 1909 em Curitiba, filho de Hercilio Miró e Maria da Luz Miró, casou-se com Zelinda Bindo Miró, constituiu família e residência em Piraí do Sul onde trabalhou e viveu a maior parte de sua vida. Tiveram dois filhos: Nanci, que se casou com Francisco Duilio Cioffi, pelos quais, os netos Marcus Vinicius, Marcelo e Mauricio; e Francisco Miró Jr., que se casou com Maria Tereza Martins Miró e dessa união os netos Christiane, Lisiane e Francisco Miró Neto. Homem dinâmico, empreendedor, dedicado ao trabalho no Ministério da Agricultura, especialmente na área denominada hoje FLONA – Floresta Nacional de Piraí do Sul/PR, situada no Bairro Remonta, onde obteve destaque como diretor administrativo construindo escritório, depósito, residências, viveiros florestais e escolas para crianças dos trabalhadores. Visionário, criou o Sindicato Rural Patronal de Piraí do Sul, até hoje estabelecido em nossa cidade e promovendo apoio e benefícios aos produtores rurais. Atuante, como diretor do Clube Piraiense, participou de inúmeros eventos de ordem social nesta cidade. Faleceu em Piraí do Sul em 28 de agosto de 1976 onde está sepultado, concretizando uma vida exemplar de amor, dedicação e trabalho à esta terra que o acolheu.

 

Rubem Duarte

Nasceu em 30 de julho de 1916 em Apiai (SP). Filho de Augusto Barbosa Duarte e Joana Dias Batista. Casado com Maria Livina Oliveira Duarte, desta união teve três filhas Celina, Celissa e Celita. Morou nas cidades de Apiai, Itapetininga, Itapeva, Itararé, Sengés, Piraí do Sul, Três lagoas e atualmente reside em Ponta Grossa. Veio residir em nosso município no ano de 1941. Exerceu as profissões de sapateiro, motorista de caminhão, transportando combustível para o DER, fez parte do Exército Brasileiro por cinco anos, saindo como 3º Sargento e professor de educação física. Exerceu ainda em nossa cidade as atividades de: subgerente do Armazém Brasil, subgerente do Depósito de Bebidas Brasil, gerente da Rádio Piraí do Sul, gerente industrial da fábrica de pasta mecânica, Fazenda Fortaleza. Foi membro do Clube Piraiense e 13 de Maio. Exerceu a função de juiz de paz. Em Piraí do Sul professor Rubem Duarte trabalhou na Sapataria do Senhor Pedro Simões, Armazém Brasil, Deposito de Bebidas Brasil, Cine Imperial, Restaurante Gralha Azul. Em 1961 iniciou sua carreira de professor no Ginásio Estadual Jorge Queiroz Netto, tendo como diretor na época o Professor Evaristo Avais. Lecionou aulas de educação física, no Colégio Jorge Queiroz Netto, Escola Normal Regional, escola Normal Estadual, Colégio Santa Marcelina. Professor Rubem Duarte fazia anualmente cursos de atualização a aperfeiçoamento em Ponta Grossa e Curitiba. Em 1983 aposentou-se do cargo de professor, tendo como diretor na época, o professor Daniel Pedro Scaramella. Foi introdutor das modalidades de basquete e voleibol no nosso município. No ano de 1986 recebeu o Título de Cidadão Honorário de Piraí do Sul, concedido na época pelo prefeito municipal Marcelo Zanello Milleo e pelo presidente da Câmara Municipal, Nicodemos José Moreira. O projeto de lei que concedeu a honraria de cidadão piraiense foi de autoria do vereador Joaquim Lucindo Moreira (Pito).

 
   
Proerd forma mais uma turma de alunos em Piraí PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Ter, 08 de Dezembro de 2015 13:28

proerd_dsc0181O Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) formou 281 alunos das escolas da rede municipal de Piraí do Sul, na manhã de terça-feira (8). O programa, que é uma parceria entre prefeitura e Polícia Militar, atua junto aos alunos de 5º ano, para que através da formação com os policiais, haja uma melhora na segurança, na educação e na saúde no ambiente escolar e no familiar, a partir da prevenção e resistência ao uso e tráfico de drogas.

 

Essa foi a segunda turma de alunos formada no município. A formatura é a última lição do programa e todos os alunos fazem o juramento Proerd perante a comunidade e os pais. Além disso, todos os alunos do Proerd fizeram uma redação sobre o que foi visto em sala de aula e as melhores redações (uma de cada escola) foram premiadas. Desta etapa, as escolas que participaram foram: Maria Flora S. Moreira, Lucília P. de Araújo, Pirahy, Odette S. de Luca, Jorge Rivadávia Vargas e Nadir Mainardes Carneiro.

 

“O Proerd é uma ação séria. Este trabalho vem sendo uma das armas mais poderosas e eficientes no combate às drogas. Essas crianças e adolescentes devem levar os conhecimentos que adquiriram com o programa para a vida inteira. Estes formandos são as sementes que plantamos e a maneira como cuidamos delas será importante no futuro”, destacou o prefeito municipal, Valentim Zanello Milléo.

 

O prefeito Tim ainda agradeceu a parceria com a Polícia Militar que possibilita esta orientação quanto à prevenção ao consumo de drogas, que é um dos grandes problemas das famílias. “Como gestores públicos temos procurado fazer a nossa parte no trabalho de prevenção, com os serviços da secretaria de Políticas Públicas Sobre Drogas, e com as ações na área de saúde, através do Centro de Atenção Psicossocial (Caps), que vem realizando as atividades de tratamento, com oficinas e o trabalho com os grupos terapêuticos, ações estas que vem obtendo ótimos resultados”, completou.

 

proerd_dsc0164 proerd_dsc0177 proerd_dsc0189

 
   
Comunidade escolar elege nomes para direção dos estabelecimentos de ensino PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Sex, 04 de Dezembro de 2015 09:58

eledir_dsc0104A prefeitura de Piraí do Sul, através da secretaria municipal de Educação, realizou processo de consulta à comunidade escolar para escolha de diretores dos estabelecimentos de ensino de educação infantil e de ensino fundamental da rede municipal, na quinta-feira (4). A duração do mandato de cada diretor será de dois anos, podendo ser reconduzido ao cargo por apenas mais uma gestão.


Para funcionários e professores dos estabelecimentos de ensino municipais o voto foi obrigatório; para pais e representantes legais dos alunos, facultativo. O resultado oficial será divulgado somente no dia 10 de dezembro, conforme cronograma estabelecido no Decreto nº 724/2015, mas previamente, a comunidade escolar elegeu os seguintes nomes:


Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cacilda Born Alves: Márcia Carneiro Moreira

Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Cecília de Freitas Barbosa: Ozana dos Santos Telles

Escola Eurides Martins (Capinzal): Solange da Apª Flugel Mara                                                        

Escola Jorge Rivadávia Vargas: Dilza Canavarro Moreira Umezaki                                  

Escola Lucília Penteado de Araújo: Nanci Apª Dalcol Kiel                                                

Escola Maria Flora S. Moreira: Elisangela Mainardes Carneiro                                     

Escola Nadir Mainardes Carneiro: Luciane Cristina Gonçalves                                     

Escola Odette S. de Luca: Marilene Cristina Pereira dos Santos                                     

Escola Padre Anchieta (Ressaca): Silvia de Anhaia                                                                              

Escola Pirahy: Jussara Apª Liebel                                                                                          

Escola Pedro Solek (Piraí Mirim): Sônia Apª Vieira Solek

 

 
   
Vencedores da Maratona Intelectual recebem premiação PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qua, 28 de Outubro de 2015 08:25

maratonaintelctual2015i_dsc0109Os 74 alunos do 5º ano da rede publica que participaram da Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho foram premiados na noite de ontem (27), em cerimonia que aconteceu na sede do Rotary Club de Piraí do Sul. A Maratona foi realizada pelo sexto ano consecutivo no município

 

Todos os participantes receberam certificados, e os primeiros colocados receberam prêmios especiais, além de premiação para a escola que obteve maior número de questões acertadas por seus alunos.

 

O vencedor da Maratona foi Peterson Nascimento da Silva, da Escola Municipal Nadir Mainardes Carneiro, recebendo como prêmio um smartphone. O 2º colocado foi Ramon Albini Oliveira, da Escola Maria Flora Scaramella Moreira, e a 3ª colocada foi Iasmin Schimposki Fluguel, da escola Eurides Martins, que receberam tabletes.

 

O troféu eficiência Jorge Eliziario Miguel, que é itinerante foi conquistado pela Escola Municipal Maria Flora Scaramella  Moreira . Este troféu permanece com o estabelecimento de ensino por um ano, até a realização da próxima edição da Maratona, a escola só ficara em definitivo com o troféu se obtiver 5 conquistas alternadas ou 3 consecutivas.

 

A Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho é organizada pelos Rotarys Clubs Ponta Grossa e Piraí do Sul, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

 

A prova objetiva realizada pelos alunos teve 25 questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e a Filosofia do Rotary.

 

 
   
Escola Pirahy desenvolve atividades em alusão ao Outubro Rosa PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Sex, 16 de Outubro de 2015 16:59

cabelomalucoi_dsc0107Seguindo a campanha nacional do “Outubro Rosa” sobre a prevenção do câncer de mama, a Escola Municipal Pirahy, desenvolveu varias atividades abraçando o tema e reconhecendo uma ótima oportunidade para aliar educação à prevenção e saúde.


Entre as atividades realizadas foi abordada a doação de mechas de cabelo para confecção de perucas para  pacientes  que passam pelo tratamento de câncer.


Para o fechamento dessas atividades foi realizado hoje (16), o desfile “Cabelo Maluco” com a participação dos alunos da escola.

 
   
CMEI Cacilda Born Alves lança projeto de reciclagem PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qui, 24 de Setembro de 2015 10:29

reciclareucurto_dsc0072Com objetivo de conscientizar o respeito pelo meio ambiente e promover uma educação na qual toda a escola esteja inserida no projeto de reciclagem, implantar e manter atitudes do não desperdício, promover a participação e envolvimento da comunidade escolar e ter mais uma fonte de renda, o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI), Cacilda Born Alves lançou o Projeto “Reciclar – Eu Curto”.


Sob a coordenação da diretora Marilene Scheremeta e da pedagoga Jussara Fernandes, o projeto foi implantado numa primeira etapa no inicio de 2015, com atividades pedagógicas dentro da sala de aula, e a segunda etapa teve inicio neste mês de setembro estendida a toda a comunidade escolar.


Toda renda do material reciclável recolhido será revertida em prol do CMEI. A escola conta atualmente com 134 crianças e 25 funcionários.

 

 
   
Administração licitará conclusão da Escola Odette PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Ter, 12 de Maio de 2015 15:52

anuncioedu_dsc0025Anúncio foi feito para a direção, professores e funcionários da instituição


A prefeitura de Piraí do Sul, através da secretaria municipal de Educação, divulgou na tarde de segunda-feira (11), que realizará no próximo dia 28 de maio processo licitatório que tem como objeto a contratação de empresa para conclusão das reformas e ampliação da Escola Municipal Odette Scaramella de Luca, localizada no bairro Itiberê. A obra será realizada com recursos próprios do município, resultado do superávit financeiro do exercício anterior e que foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores.

 

Para o prefeito Valentim Zanello Milléo, “essa é uma das obras mais importantes da educação que realizaremos neste ano, já que a Escola Odette apresentava situação estrutural lastimável. Com a medida, certamente atenderemos de forma digna a toda a comunidade que é atendida neste estabelecimento”.

 

Segundo o secretário municipal de Educação, Pedro Dalcol Filho, mais uma meta será cumprida com a ação. “Tínhamos a conclusão dessa obra como uma dívida com a população, dívida essa gerada a partir da herança de duas obras inacabadas que recebemos da gestão anterior – a do antigo ginásio (supletivo) e da própria Escola Odette. Por isso o seu término para nós tem significado bastante especial, afinal, com sua conclusão teremos mais uma de nossas metas atingidas”, declara.

 

Prefeitura definirá utilização do antigo ginásio nos próximos meses

O prefeito Tim deve anunciar nos próximos meses como será utilizado o histórico prédio que antes serviu ao ginásio municipal. Segundo ele, existem duas possibilidades que estão sendo estudadas. “Independentemente do que viermos a decidir, tenho certo que a utilização do prédio que foi concluído graças ao empenho da administração agradará a população. Temos duas opções e qualquer uma delas será muito benéfica para a comunidade”, adianta.

 
   
Sesi apresenta programas de empreendedorismo PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qua, 06 de Maio de 2015 18:17

jr_dsc0017Profissionais do Serviço Social da Indústria (Sesi/Paraná) apresentaram programas da Junior Achiviement para pedagogas e diretoras das escolas das redes estadual, municipal e particular de Piraí do Sul na tarde de quarta-feira (06). A Junior Achiviement tem como objetivo despertar o espírito empreendedor em crianças e jovens ainda na escola, estimulando o desenvolvimento pessoal.

 

Inicialmente foram propostos três programas para o município: Nosso Planeta, Nossa Casa - conscientização sobre a importância do desenvolvimento sustentável e do consumo consciente (para alunos do 4° e 5° ano); Nossa Região - reflexão sobre os recursos necessários para os negócios e sobre planejamento (para alunos do 5° e 6° ano); e As Vantagens de Permanecer na Escola - mostrar aos alunos a importância de continuar estudando, integrando conceitos de empregabilidade, educação e qualificação (para alunos de 8° e 9° ano).

 

A Junior Achiviment é uma associação educativa sem fins lucrativos, mantida pela iniciativa privada. Através de seus programas proporciona uma visão clara do mundo dos negócios e facilita o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. Segundo a gestora de projetos do Sesi, Patricia Cristina Lourenço, a Junior Achiviement é um complemento de educação. “Temos que disseminar exaustivamente a informação nas escolas. Nenhum de nós é tão bom, quanto todos nós juntos. Essa é a proposta de hoje”, encerrou.

 

jr_dsc0023

 
   
Escolas da rede municipal de ensino recebem pinturas PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Ter, 27 de Janeiro de 2015 08:10

pintura maria flora_dsc0017A administração municipal, através da secretaria municipal de Educação, iniciou na última semana as pinturas externas e internas que serão realizadas em 17 das 18 escolas que integram a rede municipal de ensino.

 

O valor investido nas pinturas é de R$ 395.537,00. Profissionais trabalham nas pinturas das escolas Maria Flora, Padre Anchieta (Ressaca), Dom João III (Passo do Barro) e Capitão Urias (Boa Vista), além do Cmei Professora Cecília de Freitas Barbosa.

 

Na segunda etapa, serão realizados os serviços nas escolas Nadir Mainardes Carneiro, Marechal Deodoro da Fonseca (Martelo), Rui Barbosa (Cachoeira), João Batista Veiga(Pedreira), Dom Pedro I (Joaquim Murtinho), Dona Leopoldina (Jararaca) e também no Cmei Professora Cacilda Born Alves. Na terceira e última etapa serão contempladas as escolas Lucília Penteado de Araújo, Pirahy, Jorge Rivadávia Vargas, Eurides Martins (Capinzal) e Pedro Solek (Piraí Mirim).

 

O secretário de Educação, Pedro Dalcol Filho, destaca o grande número de obras que a área da educação vem recebendo. “Tivemos a conclusão do antigo prédio do Colégio Jorge Queiroz Netto, estaremos definindo nos próximos dias com o prefeito municipal a destinação daquele espaço, também estaremos abrindo nos próximos dias licitação para conclusão das obras da escola Odette Scaramella de Luca”, acrescentou o secretário.

 
   
Proerd forma 365 alunos em Piraí do Sul PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Sex, 12 de Dezembro de 2014 13:25

formatura-proerd_dsc1114Alunos de oito escolas do município receberam na manhã desta sexta-feira (12) o certificado de participação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd). O programa veio ao município através da parceria entre a prefeitura municipal e a Polícia Militar, para que através da formação com os policiais, haja uma melhora na segurança, na educação e na saúde no ambiente escolar e no familiar, a partir da prevenção e resistência ao uso e tráfico de drogas. Autoridades municipais, pais e familiares, professores, policiais do Batalhão de Patrulha Escolar e policiais instrutores do Proerd participaram da cerimônia de formatura.

 

“A formatura é a última lição, o coroamento das aulas. Os aluno farão o juramento Proerd perante a comunidade e os pais”, explica o 1° Sargento Medeiro, coordenador regional do Proerd. As aulas ministradas permitem que o aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. No programa o policial é um educador social. “São as primeiras 365 sementinhas do bem plantadas em Piraí do Sul que vão render bons frutos”, destaca o 1° Tenente Saulo, Comandante da 5ª Companhia de Patrulhar Escolar.

 

Todos os alunos do Proerd fizeram uma redação sobre o que foi visto em sala de aula e as melhores redações foram premiadas (foi escolhida a melhor redação de um aluno de cada escola). As escolas que participaram nesta etapa do Proerd foram: Maria Flora S. Moreira, Pedro Solek, Padre Anchieta, Lucília P. de Araújo, Pirahy, Odette S. de Luca, Jorge Vargas e Nadir Mainardes Carneiro.

 

Para o prefeito, Valentim Zanello Milléo, o trabalho preventivo “ainda é o melhor remédio contra esse mal que assola nossa sociedade. Esse programa é de fundamental importância para os alunos, pois ajuda na capacitação e vivência do estudante. O combate à violência começa exatamente pelo caminho da educação. Programas como esse são muito bem vindos em nosso município e sempre contarão com o apoio da gestão municipal”.

 

formatura-proerd_dsc1103 formatura-proerd_dsc1105 formatura-proerd_dsc1120


 
   
Alunos da rede municipal recebem premiação da Maratona Intelectual PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qui, 27 de Novembro de 2014 10:02

maratona intelectual-dsc0817Alunos do 5º ano que participaram da Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho foram premiados na noite de terça feira (25), em cerimonia que aconteceu na sede do Rotary Club.


Todos os participantes receberam certificados, e os primeiros colocados receberam prêmios especiais, além de premiação para a escola que obteve maior número de questões acertadas por seus alunos.


O vencedor da Maratona foi Renan Matheus Oliveira da Silva, da Escola Municipal Pirahy, recebendo como prêmio um smartphone. A 2ª colocada foi Valenia Maciel de Souza, da Escola Municipal Pirahy, e o 3º colocado foi Breno Svich de Brito, da escola Jorge Rivadavia Vargas, que receberam tablets.


O troféu eficiência Jorge Eliziario Miguel, que é itinerante foi conquistado pela Escola Municipal Pirahy. Este troféu permanece com o estabelecimento de ensino por um ano, até a realização da próxima edição da Maratona, a escola só ficara em definitivo com o troféu se obtiver 5 conquistas alternadas ou 3 consecutivas.


A Maratona Intelectual Olavo Alberto de Carvalho é organizada pelos Rotarys Clubs Ponta Grossa e Piraí do Sul, em parceria com a Secretária Municipal de Educação.


A prova objetiva realizada pelos alunos teve 25 questões de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Ciências e a Filosofia do Rotary.

 

 
   
Policiais apresentam parte pedagógica do Proerd a professoras PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qua, 01 de Outubro de 2014 11:08

proerd-prof_dsc0513Professoras de 5° ano, diretoras e funcionárias da equipe pedagógica da secretaria municipal de Educação participaram de reunião com o mentor e coordenador Regional do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd), Sargento Medeiro, e com o Comandante Regional do Batalhão da Patrulha Escolar, Tenente Saulo, nessa terça-feira (30), para o lançamento do Proerd. As aulas serão iniciadas em breve.

 

Os policiais militares apresentaram a parte pedagógica do Proerd e falaram sobre a importância dos professores na execução do programa, para que saibam como vai funcionar e o papel que possuem em sala de aula durante os encontros com o policial. As aulas ministradas permitem que o aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência.

 

proerd-prof_dsc0519

 
   
Prefeito, secretários e policiais militares finalizam implantação do Proerd PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qua, 24 de Setembro de 2014 14:22

proerd_dsc0424O prefeito municipal Valentim Zanello Milléo, acompanhado de secretários municipais, esteve reunido na manhã desta quarta-feira (24) com o 1° Tenente Saulo e o 1° Sargento Medeiro para acertar os últimos detalhes da efetivação do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) no município. A ideia é que o programa seja iniciado ainda nas próximas semanas.

 

Os policiais militares educadores do Proerd atuarão junto aos alunos de 5° ano da rede municipal. Serão 11 encontros com as turmas, mais a formatura onde todos os alunos participantes receberão certificado. O objetivo é que, através da formação com os policiais, haja uma melhora na segurança, na educação e na saúde no ambiente escolar e no familiar, a partir da prevenção e resistência ao uso e tráfico de drogas.

 

No Proerd “o policial é um educador social. A sua missão não é fazer o policiamento no local e sim educar”, esclarece Medeiro. Segundo ele, as atitudes dos filhos são alteradas conforme o andamento das visitas do policial, assim como a sensação de segurança na escola cresce. “É um programa eficaz para a formação da criança, com bons resultados”, completa.

 

As aulas ministradas permitem que o aluno compreenda os efeitos das drogas no organismo, as consequências de seu uso, as diferentes maneiras de resistir às pressões e a toda e qualquer forma de violência. O Proerd é baseado originalmente no programa denominado Drug Abuse Resistance Education. Em cada país onde é implantado sofre alterações para adaptação à realidade local.

 
   
Alunos festejam Dia da Árvore PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Ter, 23 de Setembro de 2014 14:18

arvore_dsc0396Em comemoração ao Dia da Árvore, 21 de setembro, alunos da professora Sônia Valéria da Rosa, 3° e 4° ano, da Escola Municipal Maria Flora S. Moreira desenvolveram durante três semanas projeto sobre o dia da árvore. “O objetivo foi a conscientização da importância do verde em nossa vida”, explica Sônia. Os alunos também fizeram uma dramatização da árvore doadora na segunda-feira (22), falando sobre todas as coisas boas que as árvores proporcionam ao ser humano. A professora ainda destacou a participação dos pais, que auxiliaram na apresentação, e o empenho dos alunos em trabalhar o tema. A data marca a chegada da primavera e também a importância das árvores para a vida humana.

 

arvore_dsc0392

 
   
Espetáculo “Se essa terra fosse minha” fala sobre importância da reciclagem PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qua, 13 de Agosto de 2014 08:57

teatro_dsc0396O projeto “Coleta seletiva em cena”, patrocinado pela Companhia Paranaense de Energia (Copel), trouxe ao município o espetáculo “Se essa terra fosse minha”, em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Cultura. Foram apresentadas quatro sessões no prédio da secretaria de Cultura (antigo Cine Imperial), totalmente gratuitas, a todos os alunos da rede municipal de ensino, na terça-feira (12).

 

A ideia do espetáculo é conscientizar as crianças de que reciclar é poupar recursos do planeta e também espaços nos lixões, sendo dever de todos separar o lixo que produzimos e os materiais que podemos reciclar.

 

Curiosidade

A energia economizada com a reciclagem de uma só lata de alumínio é suficiente para manter ligada uma televisão por três horas. A energia economizada com a reciclagem de uma garrafa de vidro dá força para manter uma lâmpada de 100 watts ligada por quatro horas.

 

teatro_dsc0398

 
   
“Cultura de paz” foca prevenção dentro das escolas PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qui, 31 de Julho de 2014 09:32

sesi_dsc0299Fortalecer boas atitudes foi um dos objetivos do Círculo de Diálogo “Disseminando a Cultura de Paz”, inicialmente realizado com os professores da rede municipal, durante a Semana Pedagógica (29), e que no decorrer do ano letivo será desenvolvido com os alunos do 5° ano. O evento promovido pelo Serviço Social da Indústria (Sesi/PR), em parceria com a prefeitura municipal, trouxe aos professores uma reflexão sobre como a escola pode viver diariamente a cultura de paz entre todos os seus colaboradores.

 

Para as articuladoras do programa Sesi Indústria e Sociedade, Silvia Pessoa Teuber e Marcela Ruske, o projeto estimula o diálogo para que sejam pensadas ações, para que as atitudes sejam melhoradas. “Todos são profissionais criativos e com vontade. Por isso focamos nas fortalezas, fortalecendo as escolas nos fatores de proteção para amenizar as situações que acabam comprometendo o ambiente”, explicou Silvia.

 

Durante a dinâmica, as articuladoras falaram também sobre o papel dos educadores em desenvolver nos alunos a capacidade de escolha, para que eles saibam dos riscos da mesma, por exemplo, com relação ao uso de drogas. “A escola é um ambiente privilegiado para a promoção da saúde e da qualidade de vida, temos que ter a preocupação para que seja um ambiente de acolhida, focar nas fortalezas e principalmente na prevenção”, completou Silvia.

 

 
   
Escola desenvolve projeto Ambiental PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Qua, 02 de Julho de 2014 10:13

projeto ambiental- maria floraCom o objetivo de reforçar cada vez mais entre os seus alunos a consciência de preservação ao meio ambiente, a escola Maria Flora Scaramella Moreira desenvolveu o projeto ambiental com os alunos do 5º ano, com a utilização de materiais recicláveis. O projeto foi desenvolvido entre os meses de abril a junho, sob a coordenação da professora Lola Cox, e contou com a participação de 90 alunos.


Os próprios alunos foram responsáveis pela escolha dos melhores trabalhos.


Ganhadores:

Igor Felipe Zadra Moreira (5º C)

Maressa Gonçalves Del Bone e Amanda Aparecida Fluguel(5º A)

Ana Laura Silva e Maria Luiza de Fª Felix (5ºB)

 
   
Escolas rurais participam de projeto de reciclagem PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Seg, 16 de Junho de 2014 09:00

escolaA secretaria municipal de Educação e a Iguaçu Celulose e Papel iniciaram o projeto “Guardiões da Natureza – Reciclando na Escola”, para comemorar o dia do Meio Ambiente. Cinco escolas rurais irão aderir ao projeto, que é uma ferramenta para tornar o aprendizado sobre o meio ambiente, coleta seletiva e reciclagem, mais agradável e de maior interesse para os alunos, que ganham também um álbum de figurinhas para estimular a criatividade.

 

O objetivo é fazer com que as pessoas incorporem o hábito de realizar a seleção dos materiais recicláveis, contribuindo para a redução dos resíduos sólidos descartados no ambiente, os quais ainda por muitas vezes de forma inadequada, podendo ocasionar sérios problemas como geração de vetores e enchentes.

 

O projeto tem como meta envolver a escola no desafio da separação dos resíduos para reciclagem, com o envolvimento dos professores, alunos, pais e comunidade em geral, e demonstrar que podemos destinar de forma adequada uma grande parte dos nossos resíduos sólidos gerados.

 
   
Ambiente Virtual de Aprendizagem proporciona cursos a alunos piraienses PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Ter, 13 de Maio de 2014 09:45

mundo-melhor-dsc_0034Expresso trouxe cursos de educação, saúde e qualificação profissional


O Ambiente Virtual de Aprendizagem do Instituto Mundo Melhor está em Piraí do Sul. O Ambiente faz parte do projeto de educação, saúde e qualificação profissional do Instituto e chega ao município para proporcionar os mais variados cursos online aos alunos da rede municipal de ensino. O veículo de informática Expresso Mundo Melhor chegou na segunda e permanece nesta terça-feira (13).

 

Os cursos à distância são ministrados nas seguintes áreas: educação; saúde e bem estar; informática e línguas; administração e empreendedorismo; governança doméstica. Em sua maioria são cursos de 4, 6 e 8 horas. Mediante a plataforma de aprendizagem à distância, o Instituto Mundo Melhor alcança as mais diversas localidades, oferecendo inclusão digital, qualificação profissional e alavancando o desenvolvimento pessoal e comunitário.

 

Primeiramente, os alunos contemplados foram os participantes da Maratona Intelectual do Rotary Club de 2013 (realizada com o objetivo de estimular a dedicação aos estudos e de promover o aprimoramento intelectual, cultural e social dos alunos), mas depois todos os alunos da rede municipal de ensino foram convidados a realizar cursos no Ambiente.

 

Instituto Mundo Melhor

A plataforma de aprendizagem é fruto da parceria entre o Instituto Mundo Melhor, a Woli Consultoria e Treinamento e a Faculdade União de Ponta Grossa, possuindo a certificação acadêmica de todos os conteúdos oferecidos. A grade de cursos online atende os projetos sociais desenvolvidos pelo Instituto. Os conteúdos equipam ainda as Salas Virtuais, bem como os veículos de informática Expresso Mundo Melhor.

 

mundo-melhor-dsc_0036

 
   
Teatro 'Vamos cuidar do que é nosso' ensina cuidados com a natureza às crianças PDF Imprimir E-mail
Notícias - Educação
Seg, 28 de Abril de 2014 16:46

teatro-dsc_0032Alunos da rede municipal de ensino assistiram, nesta segunda-feira (28), a mais um espetáculo de teatro trazido ao município através do projeto 'Estrada para Cidadania', parceria entre prefeitura e CCRRodoNorte. A peça 'Vamos cuidar do que é nosso' abordou  assuntos como preservação da natureza, consumo consciente de água, coleta seletiva, união, esforço, dedicação e respeito.

 

Foram duas apresentações, uma de manhã e outra à tarde. Os 600 alunos, que assistiram ao teatro, conheceram a história do menino Lucas e de sua amiga Luíza, que no meio de uma aventura pela floresta, recebem a ajuda de personagens do folclore brasileiro: Curupira, Saci Pererê e Boitatá. Em novembro de 2013, Piraí já havia recebido o espetáculo 'Fazer o bem faz bem!', também parte do projeto, que em uma linguagem divertida, falou às crianças sobre educação ambiental.

 

teatro-dsc_0026 teatro-dsc_0035

 
   

Mais Artigos...

Página 1 de 3

<< Início < Anterior 1 2 3 Próximo > Fim >>