Educação

AEPS passa a atender na prefeitura municipal Imprimir

0008_aeps_atendimento 2A partir dessa segunda-feira, 16, a Associação dos Estudantes de Piraí do Sul – AEPS, passa a atender seus associados e a comunidade em geral no Paço Municipal Ramis Gabriel Cury, todos os dias, entre 9 e 11 horas, no período da manhã, e das 14 às 16 horas durante a tarde.

A mudança da sede anterior, que antes funcionava no terceiro andar do antigo Gralha Azul, para a prefeitura, foi uma sugestão do prefeito Marcio Flavio da Silva.

“Além de passar para um ponto mais central, com a vinda da Associação de Estudantes para a prefeitura os usuários ganharão em acessibilidade e a diretoria da entidade passará a contar com melhor estrutura. Disponibilizaremos telefone, computador, impressora, scanner e fotocopiadora, equipamentos que sem dúvida facilitarão o trabalho dos diretores da associação que, é importante dizer, é voluntário”, destaca o prefeito.

Para o presidente da AEPS, Carlos Henrique Pereira Gefuni, a medida agilizará a atuação da associação. “Além da acessibilidade, é muito importante destacar que aqui contaremos com uma estrutura que contribuirá para agilizar os serviços prestados pela AEPS. Agora podemos elaborar os termos necessários e disponibilizá-los diretamente aos associados, imprimir relatórios, realizar contatos telefônicos, enfim, agilizar todo processo de cadastro e de controle que temos”, disse Gefuni.
 
 
Creche abre em sistema de plantão a partir de segunda-feira Imprimir

0007_creche_plantaoO Centro Municipal de Educação Infantil Professora Cacilda Born Alves funcionará a partir da próxima segunda-feira, 16, em regime de plantão, para atender as famílias de alunos já matriculados em 2016 e que comprovaram a necessidade de enviar seus filhos para a unidade de ensino.

Para o atendimento das cerca de 60 crianças inscritas, o prefeito Marcio Flavio da Silva autorizou a contratação de 8 professores através do Processo Seletivo Simplificado (PSS) realizado em dezembro do ano passado.

“Minha intenção era ter reaberto a creche antes dessa data, no entanto, não pudemos fazer isso porque existem prazos a serem cumpridos entre a convocação dos candidatos aprovados no PSS e a sua efetiva contratação. Para vocês terem ideia, somente para a apresentação da documentação dos professores tivemos de obedecer ao prazo legal de 5 dias úteis, o isso acabou frustrando nosso pensamento inicial”, ponderou.

“Mesmo assim conseguimos reabrir o espaço que será fundamental para os pais e mães que não tem com quem deixar os seus filhos nos períodos de férias e recessos escolares. Agora que as coisas engrenaram, em julho e nos meses de dezembro e janeiro a prefeitura poderá abrir a creche sem problema algum, lembrando que isso acontecerá sempre com professores contratados pelo PSS e não os efetivos, estes que, por sua vez, tem direito garantido de usufruírem dos recessos e férias previstos no calendário escolar”, finalizou Marcio.

 
 
Prefeitura renova transporte universitário Imprimir

Investimento de mais de meio milhão de reais assegura a continuidade do serviço que é referência em toda a região

 

renovacao transporte gratuitoO prefeito Marcio Flavio da Silva anunciou na manhã desta segunda-feira, dia 9, em reunião com membros da nova diretoria da AEPS – Associação dos Estudantes de Piraí do Sul, a renovação dos contratos que tem como objeto o transporte universitário gratuito para as cidades de Arapoti, Castro, Jaguariaíva e Ponta Grossa.

“A renovação dos contratos do transporte universitário foi uma de minhas primeiras preocupações, já que tínhamos o dever de manter esse serviço que tem caráter contínuo e em hipótese alguma poderia ser cancelado. Muitos estudantes somente podem arcar com as demais despesas de seus cursos em razão desse auxílio, e por essa razão providenciamos todo o necessário para a celebração dos aditivos, medida que garante segurança a todos esses alunos que, tenho certeza, aguardavam uma posição nesse sentido para ficarem mais tranquilos”, informou o prefeito.

Para a manutenção dos serviços no primeiro semestre de 2017, foi disponibilizado um total de R$ 538.790,71.

 

Estrutura

Atualmente o serviço beneficia a mais de 550 estudantes que se deslocam diariamente para os municípios de Arapoti, Castro, Jaguariaíva e Ponta Grossa, distribuídos em doze ônibus com capacidade mínima para 46 passageiros.

O serviço disponibilizado pela prefeitura de Piraí do Sul é referência em toda a região por disponibilizar o benefício de forma gratuita, pelo número de vagas ofertadas e pela própria frota de veículos que é considerada uma das maiores e mais bem estruturadas dentre todas cidades que, assim como o município piraiense, também transportam alunos para as mesmas cidades.
 
   
Escola piraiense é premiada pelo desempenho no IDEB Imprimir

premiaoidebdsc_0129O prefeito de Piraí do Sul, Tim Milléo, o secretário de Educação Pedro Dalcol Filho, a diretora Solange da Aparecida Fluguel Mara, juntamente com as professoras da Escola Municipal Eurides Martins do Bairro Capinzal, receberam ontem (12), na sede da Associação Comercial e Industrial de Ponta Grossa (ACIPG), a premiação do Movimento Nós Podemos Campos Gerais por meio do Núcleo Regional dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), por ter sido uma das escolas da região que mais se destacaram no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), entre os anos de 2013 a 2015 .


A Escola Municipal Eurides Martins apresentou um salto de 1,6 pontos no Ideb, de 3,7 em 2011 para 5,3 em 2015. Foram homenageadas três escolas dentre os 19 municípios de abrangência da Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG) – entidade âncora do Movimento – que mais se destacaram no Índice, sendo uma de Tibagi, uma de Sengés, uma de Piraí do Sul (Escola Eurides Martins) e duas de Ponta Grossa, uma municipal e outra estadual.


“A ideia é destacar aqueles que realizam a base do trabalho da educação, o professor”, destaca o coordenador do Núcleo ODS, Nelson Canabarro, completando que o projeto tem o objetivo de estimular as demais escolas a querer aumentar os seus índices. As escolas piraieses apresentaram evolução na última avaliação do Ideb; das seis escolas avaliadas, cinco apresentaram evolução em suas notas se comparadas aos anos de 2011 e 2013.


Os números apresentados demonstram crescimento na avaliação das escolas, principalmente se considerado o fato que três escolas atingiram a meta proposta pelo MEC e, dentre elas, uma atingiu a meta prevista para ser alcançada apenas no ano de 2021 (Escola Eurides Martins, do Capinzal), enquanto a segunda alcançou a meta prevista para 2017 (Escola Jorge Rivadavia Vargas) e a terceira, ficou a apenas um décimo da meta de 2017 (Escola Lucília Penteado de Araújo). A evolução apresentada pelas escolas municipais Odette Scaramella de Luca e Pirahy também ficaram bem próximas de atingirem as metas traçadas para o ano de 2015.

 
 
Prefeitura inaugura nova área da Escola Municipal Odette S. de Luca Imprimir

odettedsc_0255A prefeitura de Piraí do Sul, através da secretaria municipal de Educação, inaugurou uma nova área construída na Escola Municipal Odette Scaramella de Luca, na sexta-feira (09). As dependências da Escola foram ampliadas em mais de 370 m², somando um investimento de R$ 447.136,63. A nova ala conta com seis salas de aula, um refeitório, uma cozinha, um depósito de alimentos e outro de materiais de limpeza, área de serviço e dois banheiros individuais para funcionários.

 

“Para nós, que não medimos esforços para melhorar a estrutura de toda a rede municipal, é um momento de muita alegria. Sabemos da importância dessa realidade vivenciada pelos os alunos, pais, professores e funcionários da Escola Odette. Tudo que a nossa gestão procurou fazer ao longo destes últimos quatro anos foi focado principalmente na aprendizagem e na pessoa humana”, destacou o prefeito municipal, Valentim Zanello Milléo.

 

O prefeito ainda completou: “nosso trabalho na área de educação foi constante, tanto que para o final desta gestão ainda estamos iniciando as construções do novo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei), nas proximidades da rodoviária nova, um investimento de mais de um milhão e duzentos mil reais”.

 

odettedsc_0257 odettedsc_0271 odettedsc_0272

 
   

Página 1 de 2

<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>