Educação

Educação recebe novo ônibus escolar Imprimir
66_onibus1

A prefeitura municipal de Piraí do Sul, com apoio do governo Federal adquiriu um novo ônibus para o transporte dos alunos da rede pública de ensino.


O ônibus foi adquirido pelo programa Caminho da Escola, criado em 2007, com objetivo de renovar a frota de veículos escolares, garantindo segurança e qualidade no transporte dos estudantes.


O governo federal, por meio do FNDE e em parceria com o Inmetro, oferece um veículo com especificações exclusivas, próprias para o transporte de estudantes, e adequado às condições de trafegabilidade das vias das zonas rural e urbana brasileira.

 

67_onibus2

 
 
Estudantes plantam árvores durante a Semana do Meio Ambiente Imprimir
65_ambiente

Durante a semana do Meio Ambiente, escolas Municipais receberam ações de arborização relativas à Semana Mundial do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura Municipal através da Secretaria de Educação e a Secretaria do Meio Ambiente.


O meio ambiente engloba todas as coisas vivas e não vivas existentes na terra, ou ainda em determinadas regiões dela, que vem a afetar o ecossistema e a vida dos seres humanos. O meio ambiente é o conjunto de leis, condições, influências e da infraestrutura física, biológica e química que rege, abriga e permite a vida em todas as formas possíveis.

 


 

 

64_ambiente

 
 
Alunos da Rede Municipal participam do Movimento Maio Amarelo Imprimir
45_maio_amarelo

Alunos da Rede Municipal de Ensino participaram do Movimento Maio Amarelo, que contou com uma passeata e distribuição de panfletos aos motoristas corroborando a conscientização de um trânsito mais seguro.

 

O Movimento (fonte: http://maioamarelo.com)


O Movimento Maio Amarelo nasce com uma só proposta: chamar a atenção da sociedade para o alto índice de mortes e feridos no trânsito em todo o mundo.


O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil. A intenção é colocar em pauta o tema segurança viária e mobilizar toda a sociedade, envolvendo os mais diversos segmentos: órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada para, fugindo das falácias cotidianas e costumeiras, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que a questão do trânsito exige, nas mais diferentes esferas.

Acompanhando o sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e o “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” estimula você a promover atividades voltadas à conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e à avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.

 

46_maio_amarelo

 


 
   
CECANE do Paraná faz visita técnica para a alimentação escolar de Piraí do Sul Imprimir

O Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação de Piraí do Sul recepcionou, entre os dias 17 e 19 de abril de 2017, a equipe do Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição do Escolar (CECANE). Uma unidade do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) na Universidade Federal do Paraná/PR.


O CECANE PR tem como objetivo o desenvolvimento de ações no âmbito do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), de modo a contribuir com a efetivação da política de Segurança Alimentar e Nutricional nas escolas dos municípios paranaenses. A equipe do CECANE PR foi constituída pelas nutricionistas Aline Rocha Rodrigues, Nathalia Ramos Camargo e Fernanda Manera.


A visita técnica, que durou três dias, abrangeu reuniões com setores envolvidos direta ou indiretamente com a alimentação escolar de Piraí do Sul, dentre os quais a EMATER, o Conselho de Alimentação Escolar (CAE) e as Secretarias Municipais de Saúde (incluindo a Vigilância Sanitária) e de Agricultura e Abastecimento.


Foram visitados o Setor de Contabilidade da Prefeitura, o Depósito de Alimentos da Merenda Escolar e cinco escolas/CMEI: Escolas Municipais Padre Anchieta e Marechal Deodoro da Fonseca (ambas na área rural); Pirahy, Nadir Mainardes Carneiro e o CMEI Cecília F. Barbosa (na área urbana).


No último dia do encontro, a equipe do CECANE PR apresentou um relatório técnico com orientações sobre a execução de PNAE, baseadas na Resolução/CD/FNDE N. 26, de 17 de junho de 2013, e sobre boas práticas em serviços de alimentação para garantia da qualidade das condições higiênico-sanitárias das refeições, conforme preconizado pela Resolução/RDC/ANVISA N. 216, de 15 de setembro de 2004. Discutiu-se, por fim, um plano de ação para o desenvolvimento de estratégias que permitam aprimorar a execução do PNAE no município.

 
 
Secretaria de Educação sedia oficina de Páscoa Imprimir

oficinapascoa

O Núcleo de Alimentação Escolar da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC) de Piraí do Sul – órgão integrado ao Setor Administrativo da SEDUC – organizou, nesta última segunda-feira (10/04), a Oficina da Páscoa, para funcionárias que atuam na produção de refeições nas escolas e CMEIs (Centro Municipal de Educação Infantil) do município.

 


A oficina contou com a presença de 23 participantes que foram divididos em duas turmas, no período noturno, nas dependências da Escola Pirahy (situada na região central da cidade). Estiveram presentes representantes das Escolas Municipais Pirahy, Lucília Penteado de Araújo, Maria Flora Scaramella Moreira, Jorge Rivadávia Vargas, Odette Scaramella de Luca, Padre Anchieta, Pedro Solek, João Batista Veiga, D. Pedro I, Rui Barbosa, Marechal Deodoro da Fonseca, dos CMEIs Cecília F. Barbosa e Cacilda Born Alves e da APAE.


Na oficina, foi desenvolvida uma dinâmica de grupo onde se refletiu sobre a importância da Páscoa. Também foram discutidas as implicações da atuação das funcionárias para o bom funcionamento do sistema de alimentação escolar e o seu papel como atores efetivos em atividades pedagógicas/nutricionais em datas festivas como a Páscoa.


As estagiárias de nutrição Amanda Banhos Gomes, Thalia Teixeira do Nascimento Gomes e Daniele Batista da Silva, supervisionadas pelo nutricionista Alexandre Rodrigues Lobo, desenvolveram um “bolo funcional” para que as funcionárias reproduzissem a preparação nas escolas, na véspera da Páscoa. No final de cada turma, houve degustação e aprovação sensorial por todos os participantes.

 
   

Página 1 de 2

<< Início < Anterior 1 2 Próximo > Fim >>