UBS Maíra promove I Encontro Hipertensos e Diabéticos para pacientes


Ao todo, estiveram presentes, aproximadamente, 100 pessoas. E profissionais da área da saúde falaram sobre as melhores forma de hábitos para conviver com as doenças.

A Secretaria de Saúde de Piraí do Sul e a UBS Maíra Milléo Weigert realizaram o I Encontro hipertensos e diabéticos. O encontro foi realizado no auditório do CRAS Maria Candida Fanchin Abrão, onde foram repassadas orientações sobre medicação, alimentação e exercícios físicos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Aproximadamente 100 pessoas participaram da atividade, que foi promovida pois a equipe da UBS nota a dificuldade que os hipertensos e diabéticos tem de manter hábitos saudáveis, como uma alimentação saudável ou na prática de atividades físicas.

Segundo a enfermeira responsável pela UBS Maíra, Fabiane Wrobel de Liz, os pacientes acreditam que os remédios dão conta de manter as doenças controladas e sem maiores riscos, “mas na verdade não é isso”, esclarece ela.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, é de grande importância a promoção deste evento e de outros como ele, pois junta os membros dos grupos que frequentam a unidade em momentos diferentes e gera uma confraternização entre eles. É importante também porque leva a informação a respeito dos cuidados e da saúde de um modo geral, de como conviver com a hipertensão e a diabetes através das palestras do grupo técnico, feito por médicos, enfermeiros, nutricionista e profissional de educação física.

A médica, Cristiane Aparecida Ribeiro, falou sobre a importância de tomar corretamente o medicamento e, além disso fazer uma mudança no estilo de vida. “A atividade física não precisa ser só na academia, uma caminhada 3 vezes por semana que seja, já ajuda”.

“As Unidades estão de portas abertas para receber os pacientes, para tratá-los, cuidar, tem toda uma equipe disponível para ajudá-lo”, completa a médica.

Segundo a nutricionista da saúde de Piraí do Sul, Kiara Bevilaqua, é um assunto muito amplo e que tem muitas considerações em relação a alimentação, uma vez que essa faz muita diferença para quem tem diabetes e/ou hipertensão.

“Nosso foco aqui é evitar os alimentos industrializados, que são opções de alimentos baratos, mas com muita adição de sódio, açúcar e gordura, eles são poucos saudáveis, para todos.”, diz a nutricionista.

O piraiense Adacil Guimarães que reside atualmente na região de Curitiba diz que gostou muito da ação. Segundo ele, aprendeu muitas coisas na palestra, como o que comer.

“Estou sempre aqui e sou atendido na Unidade, em Curitiba não sou atendido com a qualidade que sou aqui.”, diz.

Para dona Maria de Jesus Ferreira da Silva que é hipertensa há 10 anos a palestra foi muito boa. “Foi muito bem explicado e explanado, devemos sempre cuidar da nossa saúde e ir até a Unidade, que são enfermeiras de muita boa vontade em atender, sempre que vou sou muito bem atendida.”, diz.

Além de todas as palestras, o evento contou com sorteios de brindes e um café.

Para ver imagens do evento e acompanhar a reportagem na íntegra basta acessar o link https://www.youtube.com/watch?v=r7U9RlsOD0Y


Categorias: Saúde,