Saúde na Escola aborda mais dois temas na Escola Pirahy


Duas ações foram feitas na escola Pirahy pela UBS Dr. Lalá. Uma delas, falou sobre o direito sexual reprodutivo e a outra, sobre o combate ao mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Aconteceu nesta última semana mais uma atividade do Programa Saúde na Escola – PSE em Piraí do Sul, realizada na Escola Municipal Pirahy pela Unidade Básica de Saúde Dr. Lalá. A ação foi para falar sobre direito sexual reprodutivo e combate ao mosquito aedes aegypti.

Durante a manhã, para discutir sobre o direito sexual e reprodutivo, foi organizado uma roda de conversa, com o objetivo de mostrar às crianças as mudanças no corpo, mudanças hormonais, importância das vacinas na infância e adolescência, conscientizar esse público para que quando eles fiquem adolescentes, jovens e adultos, haja uma diminuição nos casos de doenças sexualmente transmissíveis.

Segundo a enfermeira responsável pela UBS, Jessica Moura da Silva, o trabalho feito com as crianças foi bastante lúdico, com vídeos, contando um pouco sobre as mudanças no corpo. O tema gravidez na adolescência também foi abordado de forma didática e sutil. “Queremos que futuramente eles estejam preparados para organizar sua vida pessoal, suas ações e escolhas, para que saibam o que vem pela frente e como enfrentar essas mudanças”, disse.

Os abusos sexuais também foram abordados no dia, de forma sutil, mas para que as crianças saibam que podem e devem contar aos pais, à professora, contar para alguém se acontecer, sem medo.

Durante a tarde a conversa foi sobre o combate ao mosquito aedes aegypti, que é o transmissor de muitas doenças como Dengue, Chikungunya, febre amarela. E a ideia de abordar esse tema com esse público é a de que eles ajudem a equipe de saúde e a vigilância no combate. “Tentamos conscientizá-los para que em casa eles consigam nos ajudar, levem aos pais esse conhecimento para que não tenhamos incidência deste tipo de doença no município”, finalizou Jessica.

Relembre o que é o PSE – O Programa Saúde na Escola é mais do que uma estratégia de integração das políticas setoriais, o PSE se propõe a ser um novo desenho da política de educação e saúde já que permite a progressiva ampliação das ações executadas pelos sistemas de saúde e educação com vistas à atenção integral à saúde de crianças e adolescentes.

As atividades de educação e saúde do PSE ocorrem nos territórios definidos segundo a área de abrangência da Estratégia Saúde da Família – ESF, tornando possível o exercício de criação de núcleos e ligações entre os equipamentos públicos da saúde e da educação.

Para conferir as entrevista na íntegra acesse o link: https://www.youtube.com/watch?time_continue=5&v=DLplnPV6k-I

 


Categorias: Saúde,