NOTA INFORMATIVA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE SOBRE A FEBRE AMARELA

A Secretaria Municipal de Saúde de Piraí do Sul, vem através da presente Nota Informativa comunicar a população do município alguns pontos importantes sobre a Febre Amarela:

1. A febre amarela é uma doença infecciosa grave, causada por vírus e transmitida por vetores. Geralmente, quem contrai este vírus não chega a apresentar sintomas ou os mesmos são muito fracos.
  2. As primeiras manifestações da doença são repentinas: febre alta, calafrios, cansaço, dor de cabeça, dor muscular, náuseas e vômitos por cerca de três dias.
  3. A vacina é de dose única, quem já tomou em anos anteriores não precisa repetir a dose. Caso não tenha certeza se já tomou a vacina, procure a UBS que costuma frequentar para confirmar se já está vacinado e caso não tenha a confirmação, deve vacinar.
  4. A Secretaria reforça que o macaco não transmite a doença. A febre amarela é transmitida pelo mosquito contaminado com o vírus.
  5. É importante que todas as pessoas que ainda não tomaram a vacina que façam o quanto antes. Foram encontrados macacos mortos pela doença em área rural do município e esse é um sinal muito importante de que o vírus está próximo.
  6. A prevenção é sempre o melhor remédio e nesse caso a vacina é o melhor remédio.
  7. As salas de vacina das UBS funcionam das 8h30 às 11h e das 13h30 às 16h30, de segunda a sexta-feira e possuem estoque suficiente para atender a demanda.
  8. A população que vive na área rural principalmente, se encontrar algum macaco doente ou morto avisar imediatamente a Vigilância Sanitária pelo fone 3237-8700.
  9. Recomendação importante para quem vai se deslocar para estas regiões onde existe o foco do vírus: use repelente, mangas longas e calças compridas para quem está perto de matas, rios, parques ou áreas de reserva.

Categorias: Saúde,