Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa acontece até dia 31 de Maio

Essa campanha de 2019 será muito marcante pois está definido que ela será a última no Paraná contra a Febre Aftosa, para que o estado receba o título de Estado Livre de Febre Aftosa sem vacinação.

A campanha de vacinação contra febre aftosa no Paraná iniciou no dia 01 e segue até 31 de maio. Nesta etapa, a vacinação é obrigatória para animais jovens de zero a 24 meses, bovinos e búfalos. A dose da vacina mudou para 2mL e deve ser aplicada preferencialmente via subcutânea e usando seringas e agulhas bem limpas.

O produtor com animais maiores de 2 anos não precisa vacinar, mas precisa fazer a declaração de comprovação.

A fiscal da Adapar, Vaneska Rangel, também salienta a importância da Guia de Transporte Animal (GTA), documento obrigatório que garantirá que o rebanho que circula no estado tem vacinação, independe da campanha de vacinação esse documento precisa estar em ordem. Para tirar as dúvidas sobre o assunto ou para mais informação deve entrar em contato com a Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

A Médica Veterinária Municipal, Lorena Sguario Cobbe, fala sobre alguns cuidados necessários para o transporte e aplicação da vacina nos animais. “Quando buscar as vacinas, é ideal ir com a caixinha com gelo para fazer o transporte das vacinas. A vacina também deve estar gelada para a aplicação, para ela fazer o efeito. Só tirar geladeira ou caixa térmica no momento da aplicação”.

Os produtores precisam comprovar a vacinação presencialmente, nas unidades da Adapar, ou pela internet, no site www.adapar.pr.gov.br.

Em Piraí do Sul o produtor poderá informar a sua comprovação na Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, no Centro Administrativo Antonio Fanchin Filho, Rua XV de Novembro, nº 195. o Horário de atendimento na parte da manhã é das 8 às 11horas e no período da tarde é das 13horas às 17 horas.

Categorias: Agricultura,