Sala do empreendedor oferece cursos e oficinas para população


Essas atividades são realizadas desde agosto desse ano e alcançam, em média, 30 pessoas por ação.

A Prefeitura Municipal de Piraí do Sul, a Sala do Empreendedor – órgão vinculado a agência do trabalhador e o Sebrae vem realizando palestras e oficinas desde o mês de agosto de 2019. Ao todo, já foram 4.

Os temas são variados, mas sempre visando a melhoria do empreendimento e a capacitação do empreendedor. Apesar da participação ser livre á todos, o público alvo é o pequeno empreendedor.

Em média, 30 pessoas participam dos eventos e recebem certificados que servem para auxiliar o empreendedor que deseja uma abertura de crédito no Fomento Paraná, diminuindo juros e melhorando as condições.

Seminário de Crédito – A última oficina aconteceu na terça-feira, 15, no Auditório Gralha Azul e foi uma orientação para acesso ao crédito. Eron Marchiori foi o palestrante.

Explanava na prática o passo a passo para acesso de créditos. Explicava o planejamento e a organização de finanças da empresa, e como se relacionar com as instituições de crédito e quais as condições para concessão de crédito.

Sala do empreendedor – A Sala do empreendedor tem como objetivo incentivar a legalização de negócios informais que se enquadrem nos requisitos estabelecidos pela Lei Complementar 123/06, também conhecida como Lei Geral da Micro e Pequena Empresa, facilitar a abertura de novas empresas e regularizar as atividades informais e oferecer serviços aos Microempreendedores Individuais. Além disso, orienta e capacita os Micro Empreendedores.

Em Piraí do Sul a sala está localizada ao lado da Agência do Trabalhador e presta os seguintes serviços: Formalização gratuita e simplificada; obtenção de CNPJ; emissão do CCMEI; alteração gratuita de dados do MEI e baixa; emissão e impressão de boleto INSS; solicitação e emissão de notas fiscais eletrônica (mercadorias); solicitação e emissão de notas fiscais eletrônica (serviços); impressão de relatório de receita bruta; declaração anual do SIMEI; informações para contratação de funcionário; emissão de certidões negativas de débito (licitações); orientação ao microcrédito, taxas especiais; orientação projeto “Negócio a Negócio”; consultoria, palestras e cursos gratuitos.

Ocorrerão outras duas oficinas ainda em 2019 mas a data não está confirmada. Mas, para os interessados, as palestras, oficinas e cursos são sempre divulgadas na página do facebook da Prefeitura Municipal.


Categorias: Sala do Empreendedor,