IBGE realiza Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 na Prefeitura Municipal


O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada. Além disso, uma sociedade que conhece a si mesma pode executar com eficácia ações imediatas e planejar com segurança o seu futuro.

Aconteceu no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Piraí do Sul na tarde desta quinta-feira, 05, uma Reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo Demográfico 2020 feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. Essa reunião foi presidida por um representante do IBGE e composta por servidores públicos.

O Censo é um grande retrato da população brasileira e das suas características socioeconômicas. Retrato extenso e profundo, que fornecerá informações para o planejamento público e privado da próxima década.  A população é parte essencial desse trabalho, por isso é estabelecido um canal de diálogo e cooperação através da reunião.

Para realizar esse censo em Piraí do Sul cerca de 7 mil e 900 domicílios deverão receber a visita, todas as áreas do município serão contempladas, assim como as demais cidades do Paraná e Brasil. E o tempo de coleta de dados deve durar 3 meses, de agosto a outubro.

A pesquisa é feita através de visitas nas casas dos munícipes e levanta as informações conforme a realidade de cada morador. O IBGE levantará informações como raça, escolaridade, o rendimento médio da família, entre outras questões.

“Pedimos uma adesão e conscientização da população de que isso é muito importante para o município, pois por exemplo, com essa pesquisa é possível perceber coisas como a localidade onde mais precisa de uma creche. O IBGE é uma fonte consistente de dados. Em um dado simples é possível definir um pedido governamental, liberação de recurso ou convênio.”, explicou Marco Aurélio, coordenador de área do Censo.

De acordo com Marco Aurélio é importante salientar que as informações cedidas serão sigilosas amparadas por lei, então as pessoas podem falar sem preocupações que seus dados serão protegidos. As informações serão repassadas como dados de Piraí do Sul e não de uma pessoa em específico.

PSS – Para que o Censo aconteça será necessário a contratação de pessoas, isso acontecerá através do Processo Seletivo Seriado. Ainda não tem data prevista da aplicação da prova, ou remuneração.

Colaboração com a Prefeitura – A parceria entre o IBGE e a prefeitura existe há muitos anos e serve como forma de ajuda para que o trabalho possa ser realizado. Por exemplo, a Prefeitura cede um espaço para que seja instalado o Posto de Coleta. Ou em casos que seja necessário um transporte para algumas áreas.

Além disso, o IBGE prevê projetos educacionais em parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Censo 2017 – O último censo data de 2017 e nele é possível checar informações como população estimada, trabalho e rendimento, taxas de educação, economia e saúde e outras informações importantes.

Para acessar ao último censo basta clicar no link: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/pr/pirai-do-sul/panorama.  E para acompanhar mais informações sobre o censo 2020 basta acessar o link : https://censo2020.ibge.gov.br/sobre/participacao-dos-governamental.html.


Categorias: Administração,