Estudantes de Piraí visitam Feira do Conhecimento promovida pelas escolas do campo


Se reuniram as escolas do Capinzal, Eurides Martins; Ressaca, Padre Anchieta; e Piraí Mirim, Pedro Solek e organizaram uma Feira do Conhecimento e os alunos das escolas estaduais e municipais da cidade puderam visitar

Na quinta-feira e sexta-feira, 28 e 29 de novembro, as escolas do campo de Piraí do Sul, se reuniram as escolas do Capinzal, Eurides Martins; Ressaca, Padre Anchieta; e Piraí Mirim, Pedro Solek e organizaram uma Feira do Conhecimento nos salões cedidos pela Paróquia Senhor Menino Deus. Durante os dois dias de exposição os estudantes das escolas estaduais e municipais da zona urbana puderam visitar e prestigiar o trabalho dos colegas.

Tinham trabalhos sobre história, literatura, física, química, sobre plantas e origamis, e outros, eram mais de 30 stands de trabalhos e todos feitos pelos próprios alunos, com supervisão dos professores. Segundo Paulo Henrique Fernandes Capilé, alguns professores fizeram os trabalhos de acordo com o conteúdo que já estava sendo trabalhado em sala. Alguns dos trabalhos levaram, em média, 2 meses para serem finalizados.

A importância da feira é a construção do próprio conhecimento, o mais importante é que o aluno faça e que ele busque conhecimento através das tentativas, do acerto e do erro, chegar ao resultado final. A ideia é que tenham mais edições da Feira do Conhecimento, já que ela superou as expectativas tanto de público quanto do resultado dos stands. Os alunos aprenderam e aprenderam muito.

De acordo com Paulo, foi um trabalho interdisciplinar e eles trabalharam em conjunto, tanto dentro da escola como entre escolas. “O tema era livre, cada um fazia o que quisesse, ou o que estivesse estudando no momento ou que tinha de material. É uma ideia de fortalecimento da escola do campo, mostrar que a escola do campo é tão boa quanto a da cidade. Veja, você olha um aluno explicando o seu trabalho dessa forma, um aluno que quase não fala, você vê que houve uma evolução, e são formas diferentes de aprendizagem, eles têm a prática aliada a teoria.”, finalizou.


Categorias: Educação,