Equipe da Saúde municipal passou por treinamento sobre cloro livre


O cloro é um produto químico utilizado na desinfecção da água, entender sua medida é importante e serve para controlar a dosagem que é aplicada, e para acompanhar a evolução durante o tratamento.

Na última sexta-feira, 22, aconteceu um curso de capacitação para as equipes de saúde das Unidades Básicas e do Hospital Municipal Santo Antônio, o objetivo do curso foi capacitar as equipes para realizarem a análise de cloro livre na água através do método clorimétrico.

O curso foi ministrado pelo enfermeiro Carlos Fabricio Ribeiro da 3.ª Regional de Saúde para um público de 30 profissionais. Fabricio falou sobre o cloro e esclareceu que este é um produto químico utilizado na desinfecção da água, sua medida é importante e serve para controlar a dosagem que é aplicada, para acompanhar a evolução durante o tratamento.

As questões legislativas foram igualmente abordadas, como por exemplo, qual é a medida permitida e importância da limpeza regular da caixa d´água. O funcionamento do aparelho clorímetro, com suas funções e leituras também foram temas abordados durante a capacitação.

Os participantes também tiveram um momento prático, onde puderam fazer leitura de cloro livre com os novos clorímetros adquiridos recentemente pela Secretaria Municipal de Saúde para todas as Unidades de Saúde do município.

Essas atividades fazem parte do Programa de Educação Continuada da Secretaria Municipal de Saúde conforme estabelecido no Indicador n.º 54 da Diretriz 9 do Plano Municipal de Saúde 2018/2021.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Julio Sandrini, “implementar ações de educação continuada para todos os profissionais focando no acolhimento, vínculo e humanização do atendimento, além de questões eminentemente técnicas como essa, fortalecem significativamente a qualidade das atividades desenvolvidas.”

“A Secretaria Municipal de Saúde tem realizado, com todas as categorias de colaboradores, muitas atividades como essa, atendendo ao Plano de Educação Permanente proposto com base no Levantamento de Necessidades de Treinamento – LNT realizado no início do ano”, destaca o Secretário.

A responsável pelo programa da água do setor de Vigilância Sanitária Jocimara Tambosi, enalteceu a importância da realização dessa atividade e da aquisição dos equipamentos para as equipes trabalharem, “muito bom o curso no sentido que nos trouxe informações atualizadas sobre o controle da qualidade da água, além do treinamento sobre o uso correto dos clorímetros que irão facilitar e qualificar o trabalho de todos”, finaliza a médica veterinária

 


Categorias: Saúde,