Ações para o Novembro Azul já começaram na saúde municipal de Piraí


De acordo com um levantamento do Centro de Referência em saúde do homem, 70% dos homens que procuram um médico o fazem por influência de familiares.

O mês de novembro é marcado pelo foco no cuidado com a saúde do homem. Para iniciar o Novembro Azul em Piraí do Sul a Unidade Básica de Saúde – UBS Dr. Jorge realizou uma ação no dia 1º em frente ao Cemitério Municipal.

O objetivo é que os homens sejam conscientizados sobre a importância de procurar atendimento médico e realizar consultas de rotina, como aferir pressão, fazer teste de diabetes e outros. De acordo com um levantamento do Centro de Referência em saúde do homem, 70% dos homens que procuram um médico o fazem por influência de familiares.

Durante a ação, que aconteceu durante o dia todo, os homens que passavam por ali tiveram sua pressão aferida, fizeram testes de glicemia e os testes rápidos de hepatite B e C, sífilis e HIV. Teve também a distribuição de preservativos e o momento serviu para a conscientização do câncer de próstata. Em média, 90 pessoas passaram por ali.

“Apesar do novembro azul estar fortemente vinculado a prevenção do câncer de próstata fizemos esse evento para encorajar aos homens a irem a Unidade Básica de Saúde fazerem outros exames de rotina que também são importantes. E demos informações sobre diabetes, testes rápidos de doenças sexualmente transmissíveis, para que o homem tenha atitude e cuide de sua saúde. Melhor tratar e remediar qualquer problema é cuidar da saúde e ter qualidade de vida e bem-estar.”, finalizou Ligia Ribeiro.


Categorias: Saúde,